Início| Cidade| Freguesia| Equipamentos| Coletividades| Iniciativas| Contactos  
   
   
A cidade de Lourosa é a terceira freguesia mais populosa do concelho de Santa Maria da Feira.

Com uma área de apenas 5,77 km2 e uma população de 8.636 individuos, podemos concluir que Lourosa é a freguesia com maior densidade populacional do concelho (1.496,71 hab/km2), de acordo com os dados obtidos pelo INE nos Censos 2011.

A agravante situação económica do país, levou a um consequente aumento da emigração por parte dos lourosenses, facto verificado pela continua construção imobiliária que, contudo, não teve reciprocidade quanto à sua ocupação.
Podemos constatar que a faixa etária mais representativa da população de Lourosa se situa entre os 15 a 64 anos de idade, em que se enquadra a fase mais activa da vida. Portanto, isto permite-nos estabelecer uma relação directa com os dados relativos à taxa de actividade existente na freguesia.
Apesar da subida generalizada da taxa de desemprego no concelho de Santa Maria da Feira, a cidade de Lourosa é uma das freguesias que mantem uma taxa de actividade alta e um elevado nível de industrialização.
A maior parte dos Lourosenses dedica a sua actividade profissional ao setor da indústria (nomeadamente corticeira), havendo também já uma parte significativa dedicada à prestação de serviços. Este indicador demonstra o aumento do nivel de urbanismo da freguesia.
Ao nivel de infraestruturas escolares, Lourosa disponibiliza à sua população vários jardins de infância e escolas do ensino básico, bem como uma escola secundária, que têm tido bastante impacto no desenvolvimento da região. Consequentemente, tem havido uma diminuição da taxa de analfabetismo.

Indicadores Demográficos

Indicadores Atividade Económica

Indicadores Instrução
Agenda
Acontecimentos
I FEIRA DO MEL & ARTESANATO DE LOUROSA
EDITAL - 2
EDITAL - 1
BIBLIOTECA - Novo Horário
Canídeos
Topo    Inicio    Arquivo    Contactos    Fale Connosco