Início| Cidade| Freguesia| Equipamentos| Coletividades| Iniciativas| Contactos  
   
   
O primeiro impacto para quem inicia uma visita ao Zoo Lourosa é o confronto com uma ave não só rara, como adornada pela estranha beleza que a torna tão misteriosa como invulgar. O seu nome, por si só, é um desafio: Mutum Blumenbachi. Oriundo do litoral brasileiro, é uma raridade em cativeiro e também no espaço natural. Observá-la é como que um apelo aos nossos sentidos numa viagem ao mais profundo da terra. Neste momento só existirão 100 exemplares em todo mundo. Só para o ver, já valeria a pena uma deslocação àquele que é o segundo zoo mais antigo do pais e o único parque ornitológico existente em portugal, onde convivem perto de 500 espécies e um total de mais de 2.000 aves.Pelas suas caracteristicas, é considerado um dos melhores da Europa.
O Zoo Lourosa tem sofrido algumas transições. Desde Março de 2001 é gerido pelo FeiraViva. Contudo, a sua abertura oficial deu-se em Outubro de 1990, por um particular, e em 2000 foi adquirido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, com o intuito de serem cumpridas as normas comunitárias respeitantes à segurança, higiene, conservação e exposição de animais ao público. A autarquia adquiriu alguns terrenos adjacentes ao parque, de modo a libertar espaço para que fosse repensada toda a estrutura e, principalmente, garantir que não se estará apenas na presnça de uma simples exposição de animais bizarros. O que ali se proporciona é uma viagem de encanto, ao encontro de aves tão bonitas e bizarras como os casuares, os flamingos ou o Mutum Blumenbachi.

Todo o trabalho aqui desenvolvido tem por base uma consciência sobre o seu papel fundamental no que respeita à conservação de espécies e da biodiversidade, que a nível nacional quer internacional.
Um elevado número de visitantes do Zoo Lourosa encontra-se em idade escolar, daí existir uma preocupação em possibilitar aos mesmos uma agradável experiência de conscientização relativa à necessidade e importância da conservação da vida selvagem através de actividades recreativas e culturais.
Agenda
Acontecimentos
Divulgação Resultados Orçamento Participativo 2017
Assembleia de Freguesia
Desenterrar das Merendas
Ténis de Mesa
Louroteatro 2017
Edital
Canídeos
Topo    Inicio    Arquivo    Contactos    Fale Connosco